O curso capacitação de professores para o uso da plataforma educacional Moodle é oferecido para profissionais da educação que atuem em qualquer área do conhecimento, com foco em habilitar o professor a trabalhar e incluir na sua rotina docente as tecnologias da informação e comunicação (TICs), principalmente a internet e as plataformas educacionais.
Este é um curso de 40 horas/aula na modalidade de EaD, dividido em 8 módulos semanais, realizado em dois meses de duração. A partir da terceira semana do curso todos os alunos  terão acesso a um ambiente virtual Moodle como professores editores, onde terão que desenvolver as atividades de construção aplicadas as suas próprias disciplinas, tendo assim uma melhor assimilação do aprendizado (aprender fazendo).
A dinâmica do curso é toda contextualizada, prática e envolve também a introdução de princípios de desenho instrucional para EaD para cursos de nível superior. O cursista realiza "on-line" a construção de seu próprio curso em uma plataforma Moodle preparada para esse propósito. Além de ter a tutoria individualizada a todo o momento para tirar dúvidas e corrigir as ADs, que são dadas em um processo de avaliação formativa.
Objetivos de aprendizado
  • Ao final do curso você deverá:
  • Estar familiarizado com o ambiente virtual Moodle.
  • Ter noções básicas de desenho instrucional de ambientes de aprendizado.
  • Entender os objetivos e funções de cada uma das ferramentas disponibilizadas na plataforma Moodle.
  • Usar e manipular as ferramentas da plataforma Moodle no papel de professor e tutor da disciplina, tanto para disciplinas presenciais, como a distância.
  • Estar apto a criar interação e trabalho colaborativo quando em exercício docente através do uso de ambientes virtuais de aprendizado.
Professor responsável pelo conteúdo

Prof. Daniel Fábio Salvador é professor associado doutor da Fundação CECIERJ/CEDERJ onde trabalha como coordenador, professor e pesquisador nas áreas de desenho pedagógico para EaD, TICs na educação e formação continuada de professores de Biologia.
Ementa
Introdução as plataformas virtuais de aprendizado. Desenho instrucional para aprendizado on-line. Modelos de aprendizado eletrônico. Introdução ao ambiente pedagógico Moodle. Edição do perfil, blog e comunicação pessoal. Trabalhando com editor de HTML e ferramentas de edição. Uso em “embed” e “badgets”. Configurações do ambiente do curso. Definição, indicações e configurações dos materiais e atividades da plataforma. Interações síncronas e assíncronas. Uso e inserção de fóruns e chats de discussão. Questionários, tarefas e atividades. Outras ferramentas da plataforma Moodle. Fundamentos pedagógicos para ensino on-line. Monitorando participação dos alunos. Uso de plataformas virtuais para apoio ao ensino presencial.
Inscrições
Estamos com turmas em andamento no momento. Novas inscrições já estão sendo aceitas para a turma de Agosto/2010. As inscrições devem ser solicitadas através de um email para cursos@eadmoodle.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. com seu nome completo, email para contato, endereço e telefone.
A certificação é feita através de declaração de curso livre assinada pelo professor responsável do curso, como pessoa física.