O governador Sérgio Cabral e os secretários de Educação, Wilson Risolia, e de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, apresentaram o programa Dupla Escola a cerca de 50 empresários, no Palácio Guanabara, nesta terça-feira (11/9).
O projeto tem a finalidade de transformar a escola convencional em um espaço onde o aluno possa se preparar para o mercado de trabalho. Com ensino em tempo integral, os estudantes têm a formação básica e também participam de cursos profissionalizantes e oficinas voltadas para a capacitação profissional. O objetivo do encontro foi buscar parcerias no setor privado para ampliar esse modelo de ensino diferenciado no Estado do Rio de Janeiro.
Fonte: SEEDUC RJ
Até o início dos anos 80, o Ensino Médio era competência do estado e a maior parte das escolas do RJ ofereciam ao aluno a opção por um curso técnico. Você já fazia a prova (para ter direito a uma vaga no antigo 2º grau), optando por uma ou mais escolas de acordo com o curso que queria fazer.
De repente, os alunos matriculados no 1º ano (que era básico) receberam a notícia de que o 2º ano não seria técnico pois haviam acabado com o ensino profissionalizante.
Qual será o reflexo desses 30 anos sem formação profissional gratuita, para a vida do financeira do carioca? E o mercado de trabalho: Como resistiu a ausência de mão de obra especializada?
Espero que este Programa agrade a todos com cursos ofereçam qualidade, do planejamento à escolha dos profissionais que os ministrarão. Estes serão concursados? Que formação será exigida desses profissionais?
Quem sabe ao invés de dar dinheiro, para incentivar nossos alunos a estudar (e na vida nada é de graça) não seria melhor à formação desses cidadãos, o oferecimento de estágios remunerados. Afinal, o saber se cristaliza na prática.
Por fim. que estes cursos encontrem eco nas reais necessidades de cada comunidade. Chega de oportunismo eleitoreiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um recadinho para mim na seção comentários. Vou adorar saber o que você achou do blog! Não esqueça de deixar seu e-mail para que eu possa retornar.
Não sabe como comentar? Siga os seguintes passos:
1º - Clique em comentários (está abaixo de cada texto)
2º - Escreva o seu nome
3º - Escreva o comentário
4º - Clicar em publicar comentário
Obrigada!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.