Related Posts with Thumbnails

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Reconstruir textos com o Wordle


As tags são um dos elementos web 2.0 por antonomásia. A aplicação Wordle constrói belas nuvens de palavras a partir de textos, orações ou palavras escolhidas pelos usuários.

Nuvens

Entre outras coisas interessantes, Wordle permite várias resoluções e imprimir o resultado direitamente, pelo que depois também as imagens podem ser modificadas.
É evidente a utilidade do Wordle para realizar atividades simples mais motivadoras para aprender léxico nas aulas de português.
Outra atividade interessante seria fazer “mini-dicionários” com vocabulário organizado por áreas léxicas ou campos semánticos, como as partes do corpo, os países da Europa, os números cardinais ou qualquer outro que nos ocorra.
Um modelo de atividade poderia ser assim:

Cotidiano, Chico Buarque/1971 
Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.

 

Você ainda pode escolher outros estilos. Basta clicar em randomize. Veja:

O Wordle suprime as palavras de pouca extensão e cria um bonito quebra-cabeças que os alunos deverão reconstruir de maneira livre.
Pediriamos aos alunos reconstruir o poema. Seguramente os ressultados serão muito diferentes. Será interessante contrasta-los com o original e acrescentar alguma outra atividade para conhecer a biografia do autor e assim introduzir conteúdos culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho para mim na seção comentários. Vou adorar saber o que você achou do blog! Não esqueça de deixar seu e-mail para que eu possa retornar.

Não sabe como comentar? Siga os seguintes passos:

1º - Clique em comentários (está abaixo de cada texto)
2º - Escreva o seu nome
3º - Escreva o comentário
4º - Clicar em publicar comentário

Obrigada!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Obrigada, pela visita!