CONTEÚDOS
OBJETIVOS
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1ª ETAPA
• Respeito Mútuo
• Convívio Escolar
- Respeitar todo ser humano, independentemente de sua origem social,
etnia, religião, sexo, opinião e cultura.
- Valorizar o respeito mútuo como condição necessária para o
convívio social, democrático: respeito ao outro e exigência de igual
respeito para si.
- Conhecer as formas legais de lutar contra o preconceito.
- Zelar pelo bom estado das dependências da escola.
- Valorizar o patrimônio cultural e o zelo pela sua conservação.
- Compreender o lugar público como patrimônio de todos, cujo zelo é
dever de todos.
- Diferenciar respeito mútuo de respeito unilateral.
• Realização de jogos e brinquedos em que os educadores executem e
descriminem as semelhanças e diferenças entre pessoas humanas e os animais a
sua relação com o meio ambiente.
• Canção escravos de Jó, bom dia e outras.
• Realizar passeios onde observar os danos causados pelo uso
indevido da ciência.
2ª ETAPA
Justiça
- Convívio escolar
- Reconhecer as situações em que a equidade represente a justiça (como por
exemplo, algumas regras diferentes para crianças menores, das séries
iniciais, em função de sua idade, altura, capacidades, etc.).
- Compreender a necessidade de leis que definem direitos e deveres.
- Conhecer e compreender a necessidade das normas escolares que definem
direitos e deveres dos agentes da instituição.
- Conhecer os próprios direitos dos alunos e os respectivos deveres.
- Identificar as formas de ação diante das situações em que os direitos do
aluno não estiverem respeitados
- Reconhecer as situações em que a igualdade representa justiça (como, por
exemplo, as regras de funcionamento da classe, o cumprimento de horários).
- Identificar as situações em que a injustiça se faz presente.
- Repúdio à injustiça
• Realização de mímicas, dramatização para demonstrar várias
situações.
• Montar com os alunos os direitos e os deveres em um cartaz.
• Aproveitar as situações da própria classe para identificar a
injustiça e a justiça.
3ª ETAPA
• Diálogo
• Convívio
- Usar e valorizar o diálogo como instrumento para esclarecer conflitos.
- Coordenar as ações entre os alunos, mediante o trabalho em grupo.
- Formular perguntas, que ajudem a referida compreensão.
- Expressar clara e precisa as idéias, opiniões e argumentos, de forma a ser
corretamente compreendido pelas outras pessoas.
- Favorecer a disposição para ouvir idéias, opiniões e argumentos alheios e
rever pontos de vista quando necessário.
• Dramatizações dos papeis que os diferentes membros da família
desempenham no dia a dia.
• Realizar piquenique dentro da escola (pátio) onde as possa se
trabalhar as boas maneiras tais como: ouvir, dar opiniões respeitar e
partilhar.
4ª ETAPA
• Solidariedade
- Convívio escolar
- Identificar as situações em que a solidariedade se faz necessária
- Reconhecer as formas de atuação solidária em situações cotidianas (em
casa, na escola, na comunidade local) e em situações especiais (calamidades
públicas, por exemplo)
- Resolver problemas presentes na comunidade local, por meio de variadas
formas de ajuda mútua.
- Conhecer a possibilidade de uso de serviços públicos existentes, como
posto de saúde, corpo de bombeiros e polícia, e a forma de acesso a eles.
- Cultivar a sensibilidade e a disposição para ajudar as outras pessoas,
quando isso for possível e desejável.
- Contar as histórias bíblicas, Bom Samaritano encontrado em (João,
Lucas, Marcos) Monitoramento.
- Realizar campanhas de roupas usadas brinquedos usado para uma
determinada entidade.
- Levar a criança a valorizar o serviço público e não somente
criticá-lo, fazendo a comparação com sua falta como seria.
Fonte: Andréia Dedeana para Grupo Professores Solidários
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