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sexta-feira, 5 de março de 2010

Planejamento Anual Temas Transversais-Cultura Religiosa

PLANEJAMENTO ANUAL TEMAS TRANSVERSAIS CULTURA RELIGIOSA 

CONTEÚDOS

OBJETIVOS

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

1ª ETAPA

•         Respeito Mútuo

•         Convívio Escolar

-         Respeitar todo ser humano, independentemente de sua origem social,
etnia, religião, sexo, opinião e cultura.

-         Valorizar o respeito mútuo como condição necessária para o
convívio social, democrático: respeito ao outro e exigência de igual
respeito para si.

-         Conhecer as formas legais de lutar contra o preconceito.

-         Zelar pelo bom estado das dependências da escola.

-         Valorizar o patrimônio cultural e o zelo pela sua conservação.

-         Compreender o lugar público como patrimônio de todos, cujo zelo é
dever de todos.

-         Diferenciar respeito mútuo de respeito unilateral.

•         Realização de jogos e brinquedos em que os educadores executem e
descriminem as semelhanças e diferenças entre pessoas humanas e os animais a
sua relação com o meio ambiente.

•         Canção escravos de Jó, bom dia e outras.

•         Realizar passeios onde observar os danos causados pelo uso
indevido da ciência.

2ª ETAPA

Justiça

- Convívio escolar

- Reconhecer as situações em que a equidade represente a justiça (como por
exemplo, algumas regras diferentes para crianças menores, das séries
iniciais, em função de sua idade, altura, capacidades, etc.).

- Compreender a necessidade de leis que definem direitos e deveres.

- Conhecer e compreender a necessidade das normas escolares que definem
direitos e deveres dos agentes da instituição.

- Conhecer os próprios direitos dos alunos e os respectivos deveres.

- Identificar as formas de ação diante das situações em que os direitos do
aluno não estiverem respeitados

- Reconhecer as situações em que a igualdade representa justiça (como, por
exemplo, as regras de funcionamento da classe, o cumprimento de horários).

-         Identificar as situações em que a injustiça se faz presente.

-         Repúdio à injustiça

•         Realização de mímicas, dramatização para demonstrar várias
situações.

•         Montar com os alunos os direitos e os deveres em um cartaz.

•         Aproveitar as situações da própria classe para identificar a
injustiça e a justiça.

3ª ETAPA

•         Diálogo

•         Convívio

 - Usar e valorizar o diálogo como instrumento para esclarecer conflitos.

- Coordenar as ações entre os alunos, mediante o trabalho em grupo.

- Formular perguntas, que ajudem a referida compreensão.

- Expressar clara e precisa as idéias, opiniões e argumentos, de forma a ser
corretamente compreendido pelas outras pessoas.

- Favorecer a disposição para ouvir idéias, opiniões e argumentos alheios e
rever pontos de vista quando necessário.

•         Dramatizações dos papeis que os diferentes membros da família
desempenham no dia a dia.

•         Realizar piquenique dentro da escola (pátio) onde as possa se
trabalhar as boas maneiras tais como: ouvir, dar opiniões respeitar e
partilhar.

4ª ETAPA

•         Solidariedade

- Convívio escolar

- Identificar as situações em que a solidariedade se faz necessária

- Reconhecer as formas de atuação solidária em situações cotidianas (em
casa, na escola, na comunidade local) e em situações especiais (calamidades
públicas, por exemplo)

- Resolver problemas presentes na comunidade local, por meio de variadas
formas de ajuda mútua.

- Conhecer a possibilidade de uso de serviços públicos existentes, como
posto de saúde, corpo de bombeiros e polícia, e a forma de acesso a eles.

- Cultivar a sensibilidade e a disposição para ajudar as outras pessoas,
quando isso for possível e desejável.

-         Contar as histórias bíblicas, Bom Samaritano encontrado em (João,
Lucas, Marcos) Monitoramento.

-         Realizar campanhas de roupas usadas brinquedos usado para uma
determinada entidade.

-         Levar a criança a valorizar o serviço público e não somente
criticá-lo, fazendo a comparação com sua falta como seria.

Fonte: Andréia Dedeana para Grupo Professores Solidários

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