Related Posts with Thumbnails

quinta-feira, 11 de março de 2010

O que é Podcast?


O termo podcast é creditado a um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro de 2004, mas nesse primeiro momento o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS, o que só aconteceu em Setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.
O conceito do Podcast é creditado ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts usando applescript e disponibilizou o código na internet, para que outros programadores pudessem ajudar. Dave Winer incluiu o enclosure, um elemento na especificação RSS 2.0, o que possibilitou o conceito do podcast ser realmente utilizado. A utilização de feeds RSS para distribuir o conteúdo é a grande diferença do Podcasting em relação aos audioblogs, vlogs e flogs.
Um marco na massificação do conceito foi o lançamento da versão 4.9 do leitor de música digital iTunes, da Apple, que ampliou o suporte aos podcasts, incluindo uma secção na sua loja de música dedicada ao serviço e também uma actualização para o iPod que adiciona a categoria "Podcasts" ao menu "Music".
O formato de transmissão é hoje utilizado por diversas empresas no mundo para divulgar notícias e programação, assim como algumas universidades que começam a disponibilizar aulas neste formato.
Comumente vê-se utilizar os termos podcast e podcasting com o mesmo significado. Ambos fazem, sim, parte do mesmo tema, mas podem ter sentidos diferentes.
Podcast, de forma equivalente ao rádio ou a televisão, p.e., pode ser tanto o conteúdo quanto a forma de transmissão. Assim, de certa forma, podcasting e podcast se complementam, um não existindo sem o outro.
O podcast permite ao usuário colecionar programas, em aúdio ou vídeo, de uma variedade de fontes, para que sejam ouvidos ou vistos tanto on-line como off-line, onde e quanto seja conveniente.
Podcasting é a distribuição, na Internet, de arquivos de áudio ou vídeo que podem ser ouvidos ou vistos em aparelhos móveis, como o IPod, ou computadores pessoais. Basicamente, podcasting é a criação de conteúdos, na forma de áudio ou vídeo, para uma audiência que queira ouvi-los e/ou vê-los quando, onde e como desejarem ou usarem.
Já o tradicional broadcasting permite o acesso a apenas uma fonte num mesmo momento, que, ao final, é determinado pelo seu transmissor ou emissor.
Os arquivos de streaming rompem essa restrição de um tempo determinado para serem ouvidos ou vistos, mas ainda oferecem apenas uma fonte num determinado momento e ainda exigem que os usuários estejam conectados à Internet enquanto executam os arquivos.
Podcasts seriam, ao final, a liberdade do ouvinte ou espectador levada ao extremo.
Retirado de http://www.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho para mim na seção comentários. Vou adorar saber o que você achou do blog! Não esqueça de deixar seu e-mail para que eu possa retornar.

Não sabe como comentar? Siga os seguintes passos:

1º - Clique em comentários (está abaixo de cada texto)
2º - Escreva o seu nome
3º - Escreva o comentário
4º - Clicar em publicar comentário

Obrigada!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Obrigada, pela visita!