Related Posts with Thumbnails

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Televisão


Desenhos como Pokémon podem deixar criança agressiva
06/03/2009 08:09

LINKS RELACIONADOS
• Em VEJA de 24/11/1999 Pokémon: sucesso no cinema
• Em VEJA de 3/11/1999 Divertimento: a febre infantil
• Em VEJA de 12/5/1999 Brilho perigoso: Pokémon, o desenho que provoca convulsões
Aparentemente inofensivos, desenhos animados como Scooby-Doo e Pokémon podem tornar crianças agressivas. A conclusão é de um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, publicado na quinta-feira na revista especializada Journal of Applied Development Psychology.
Os psicólogos interrogaram 95 meninas de 10 e 11 anos sobre seus programas de TV favoritos, cujos conteúdos foram classificados como violento e de agressão verbal e indireta. Na programação, apareceram seriados como Lost, Buffy, a Caça-Vampiros e American Idol e desenhos como Scooby-Doo e Pokémon.
Para a surpresa de muitos, a produção voltada especialmente para crianças de até 7 anos de idade continha os mais altos níveis de violência. Nela, foram registrados 26 atos de agressão por hora, contra cinco em programas dirigidos ao público geral e 9 nos considerados impróprios para menores de 14 anos.
De acordo com os pesquisadores, as crianças associam os personagens de desenhos como atores de verdade e imitam na escola as agressões verbais vistas na TV. "Além do mais", disseram os cientistas, "os efeitos da agressão física televisionada se mostraram extensos, a tal ponto de serem associados a comportamentos negativos entre meninas". Entre as más-condutas observadas, estava a tendência de excluir outras crianças de grupos de amizade.
O que você achou deste artigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho para mim na seção comentários. Vou adorar saber o que você achou do blog! Não esqueça de deixar seu e-mail para que eu possa retornar.

Não sabe como comentar? Siga os seguintes passos:

1º - Clique em comentários (está abaixo de cada texto)
2º - Escreva o seu nome
3º - Escreva o comentário
4º - Clicar em publicar comentário

Obrigada!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Obrigada, pela visita!